sábado, 17 de abril de 2010

Judô


No site "Judô Brasil" existe alguns estudos sobre a abordagem desenvolvimentista que se pode explorar em um ambiente de ensino de Educação Física propiciando aos educandos nova postura de comportamento disciplinar. A tendência aqui também é de possibilitar, antever atitudes perniciosas incoerentes aos conteúdos oferecidos pelos PCNs da Educação Física.

Em nosso entendimento o Judô é um interventor eficaz que enriquecerá os estímulos de alunos de 04 a 14 anos como: respeito, limites, cidadania, regras, consciência em saber os momentos de decidir que são requisitos indispensáveis e básicos para o futuro de um mundo de relações e de paz.

Queiroz et al (2006, p. 5) referem-se que "o mestre Jigoro Kano instituiu dois fundamentos básicos ao Judô, os quais dão bases para suas estruturas técnicas e filosóficas". Estes fundamentos foram se expandindo por todo o mundo e através de uma contínua construção foram se fortalecendo e dando sustentação à luta até os dias atuais. (PERUCA, 1996, p. 65-66 apud QUEIROZ et all, 2006, p 6.).

Há longo tempo estamos relacionados à prática de Judô participando como atleta competidor e senhor de títulos conquistados, atuando como árbitro de torneios em competições infantis, juvenis e adultos este período de dedicação foram proveitosos para aquisição de conhecimentos.

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